Muitas são as dúvidas quando o médico decide obter um CNPJ, por exemplo, qual deverá ser o porte da empresa.

Em linhas gerais, determinar o porte da empresa corretamente é muito importante, pois isso define qual regime tributário será possível optar, bem como a alíquota de impostos a ser paga.
Além da quantidade de funcionários, esta é uma escolha que está relacionada ao faturamento anual da empresa.
Inclusive, não é uma decisão fixa, ou seja, será possível começar uma empresa com um tamanho e depois migrar para o próximo, conforme ela cresce.
Ainda assim, será fundamental contar com o auxílio de um contador experiente para ajudar nessa escolha.
Em linhas gerais, existem as seguintes opções de porte de empresa: microempresa (ME), empresa de pequeno porte (EPP), empresa de médio porte e empresa de grande porte.
Ressaltamos que contamos também com a opção do Microempreendedor individual (MEI), mas já explicamos aqui no Blog que o médico não pode ser MEI.
Normalmente, os médicos ficam entre a microempresa (ME) e a empresa de pequeno porte (EPP) e falaremos mais a respeito nesse texto.
Porte da empresa: qual a diferença entre ME e EPP?
A microempresa (ME) é aquela na qual é possível ter até 9 colaboradores com registro na carteira, quando ela é uma prestadora de serviços, como no caso dos consultórios médicos.
Além disso, empresas deste porte podem faturar até R$ 360 mil por ano e serem adeptas do SIMPLES, regime tributário que cria um sistema unificado de recolhimento dos impostos, simplificando declarações e reduzindo a burocracia e os custos para os pequenos empresários.
Então, uma ME, além de poder arrecadar todos os impostos em uma guia única, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), ainda pagam taxas reduzidas de impostos.
Já em uma empresa de pequeno porte (EPP) é possível ter de 10 a 49 colaboradores, caso sejam prestadoras de serviço.
No que se refere ao faturamento, será possível atingir um valor de até R$ 4,8 milhões no ano. Ademais, estas empresas também poderão ser adeptas do SIMPLES e pagar os impostos em uma única guia, o DAS.
A grande diferença entre uma ME e uma EPP, além da quantidade de funcionários que podem ser registrados, está nas alíquotas de impostos, que variam conforme o aumento do faturamento do consultório.
Por isso, é fundamental contar com o apoio de um contador especializado para te orientar na melhor escolha. Assim, será possível evitar erros que acarretem no pagamento de tributos mais elevados.
A GXMed está pronta para te auxiliar!
Na GXMed, somos especialistas na contabilidade para médicos e estamos prontos para te ajudar a escolher a melhor opção de porte para sua empresa.
Nossa equipe é composta de contadores experientes que irão te auxiliar com o cumprimento das leis e a economia de impostos.
Estamos sempre à disposição para esclarecer todas as dúvidas de nossos clientes referente à burocracia fiscal e contábil que precisam atender.
Compreendemos que o médico já precisa se preocupar com uma série de questões de sua profissão. Por isso, nosso foco é ajudar a descomplicar a contabilidade de seu consultório.
Assim, caso esteja em busca de uma empresa séria e experiente para te auxiliar na abertura do seu CNPJ, entre em contato conosco! Estaremos à disposição para te auxiliar!