Você sabia que, ao abrir seu consultório, será preciso fazer sua inscrição no CRM (Conselho Regional de Medicina)?

Isso mesmo! Não só o médico deve ter o CRM, mas o consultório também precisará estar inscrito!
Quando o médico abre seu consultório está, antes de tudo, abrindo uma empresa. Então, precisará providenciar seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e diversos outros documentos, como alvará de funcionamento e a inscrição no CRM.
Todas essas atividades são essenciais para estar em conformidade com os requisitos legais e evitar problemas futuros.
Como fazer a inscrição do consultório no CRM?
Para fazer a inscrição no CRM, antes será preciso seguir alguns passos importantes, por exemplo:
- Definir a natureza jurídica e regime tributário com base no faturamento anual e número de sócios;
- Definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Fiscal) com base nas atividades prestadas;
- Elaborar um contrato social;
- Registro da empresa na junta comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
- Emissão do Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária.
Entenda mais sobre a obtenção do CNPJ médico em um conteúdo exclusivo sobre o assunto.
Então, após seguir esses passos, será preciso reunir uma série de documentos e preencher o requerimento para o registro do consultório no CRM.
Diversos são os documentos exigidos, por exemplo:
- Vias originais do contrato social;
- Instrumento de constituição;
- Declaração de enquadramento ME ou EPP, quando aplicável;
- Cartão de inscrição no CNPJ;
- Alvará de funcionamento e alvará sanitário;
- Comprovante de pagamento das taxas e anuidade - O valor da taxa de inscrição e da anuidade irão depender do capital social da empresa.

Além disso, será preciso estar atento a uma série de pormenores. Por exemplo, o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) utilizado para obtenção do CNPJ deve ser condizente com atividades médicas.
Outro ponto de atenção é que o diretor técnico da empresa deverá possuir o registro de especialidade no CRM.
Todos esses documentos e detalhes são essenciais para a realização da inscrição no CRM com sucesso e, apesar de parecer complexo, um contador especializado na área da saúde poderá fazer este processo sem complicações.
Por isso, é fundamental que o médico que vai iniciar seu consultório conte com o apoio de uma empresa de contabilidade para médicos.
A GXMED Soluções pode te ajudar!
Muitas são as exigências legais e burocracias para a abertura de um consultório médico e segui-los à risca é essencial para evitar problemas.
Contar com uma empresa especializada na contabilidade para médicos é fundamental!
Na GXMED temos toda a expertise necessária para guiar o passo a passo necessário para o profissional ter sua empresa sem preocupações.
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Assim, você fica sempre dentro da lei, mas gastando o menor valor possível para isso.
Então, caso esteja nesse momento iniciando seu consultório, não deixe de nos procurar para que possamos dar todo o apoio necessário na sua contabilidade.
Um médico tranquilo com sua empresa tem a cabeça livre para seguir com suas atividades do dia a dia e fazer o que sabe de melhor: cuidar de seus pacientes!