Inscrição no CRM - você sabia que seu consultório deve ter?
GxMed Contabilidade
9 de abril de 2022

Você sabia que, ao abrir seu consultório, será preciso fazer sua inscrição no CRM (Conselho Regional de Medicina)?

Inscrição no CRM - Consultório médico e contabilidade para médicos

Isso mesmo! Não só o médico deve ter o CRM, mas o consultório também precisará estar inscrito!


Quando o médico abre seu consultório está, antes de tudo, abrindo uma empresa. Então, precisará providenciar seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e diversos outros documentos, como alvará de funcionamento e a inscrição no CRM.


Todas essas atividades são essenciais para estar em conformidade com os requisitos legais e evitar problemas futuros.


Como fazer a inscrição do consultório no CRM?

Para fazer a inscrição no CRM, antes será preciso seguir alguns passos importantes, por exemplo:

  • Definir a natureza jurídica e regime tributário com base no faturamento anual e número de sócios;
  • Definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Fiscal) com base nas atividades prestadas;
  • Elaborar um contrato social;
  • Registro da empresa na junta comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
  • Emissão do Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária.


Entenda mais sobre a obtenção do CNPJ médico em um conteúdo exclusivo sobre o assunto.


Então, após seguir esses passos, será preciso reunir uma série de documentos e preencher o requerimento para o registro do consultório no CRM.


Diversos são os documentos exigidos, por exemplo:

  • Vias originais do contrato social;
  • Instrumento de constituição;
  • Declaração de enquadramento ME ou EPP, quando aplicável;
  • Cartão de inscrição no CNPJ;
  • Alvará de funcionamento e alvará sanitário;
  • Comprovante de pagamento das taxas e anuidade - O valor da taxa de inscrição e da anuidade irão depender do capital social da empresa.
Contabilidade para Médicos e Cadastro no CRM

Além disso, será preciso estar atento a uma série de pormenores. Por exemplo, o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) utilizado para obtenção do CNPJ deve ser condizente com atividades médicas.


Outro ponto de atenção é que o diretor técnico da empresa deverá possuir o registro de especialidade no CRM.


Todos esses documentos e detalhes são essenciais para a realização da inscrição no CRM com sucesso e, apesar de parecer complexo, um contador especializado na área da saúde poderá fazer este processo sem complicações.


Por isso, é fundamental que o médico que vai iniciar seu consultório conte com o apoio de uma empresa de contabilidade para médicos.


A GXMED Soluções pode te ajudar!

Muitas são as exigências legais e burocracias para a abertura de um consultório médico e segui-los à risca é essencial para evitar problemas.


Contar com uma empresa especializada na contabilidade para médicos é fundamental!


Na GXMED temos toda a expertise necessária para guiar o passo a passo necessário para o profissional ter sua empresa sem preocupações.


Buscamos simplificar o processo para nossos clientes reduzindo as burocracias e buscando a economia no pagamento de taxas e tributos.


Assim, você fica sempre dentro da lei, mas gastando o menor valor possível para isso.  


Então, caso esteja nesse momento iniciando seu consultório, não deixe de nos procurar para que possamos dar todo o apoio necessário na sua contabilidade.


Um médico tranquilo com sua empresa tem a cabeça livre para seguir com suas atividades do dia a dia e fazer o que sabe de melhor: cuidar de seus pacientes!

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